Como se preparar para mudança

Realizar uma mudança, seja de casa ou apartamento, na maioria das vezes é um momento de alegria e empolgação, mas sem planejamento adequado, pode ser estressante e complicado. Por isso é necessário foco, organização e energia; assim você poderá seguir uma mudança sem eventuais dores de cabeça.

Esse processo também é uma ótima oportunidade para reorganização interna e desapego do que já não é mais necessário. Além de poder dar uma repaginada no novo lar, apenas com uma mão de tinta e trocando os móveis de lugar, trazendo um renovo para você e o ambiente.

Entenda que o planejamento é sempre importante, pois se mudar não é um processo simples. Confira algumas práticas que você poderá adotar para fazer desse momento mais agradável e prático.

PLANEJAMENTO

A fase que antecede a mudança, na preparação é necessário juntar e organizar alguns itens importantíssimos para melhorar a logística.

  • Juntar caixas de papelão e sacolas – são itens essenciais para guardar roupas e objetos menores, por isso recolha o máximo possível. Normalmente encontrados em supermercados e grandes lojas que cedem gratuitamente.
  • Separar jornais e/ou plástico-bolha – é importante tê-los em mãos para embalar objetos frágeis antes de colocar nas caixas, eles dão uma maior segurança na proteção dessas peças.
  • Identifique as caixas e sacolas – assim você saberá o que tem no interior e não precisa ter que ficar sempre abrindo para conferir o que possui no seu interior. Assim também fica mais fácil levar a caixa para seu destino final. Utilize adesivos específicos e/ou caneta permanente para identificar.
  • Escreva “frágil” nas caixas com objetos delicados – se outras pessoas ajudarem na mudança identificar essas caixas será muito importante para que eles redobrem o cuidado.
  • Descarte objetos – mudança é uma ótima oportunidade fazer uma limpa em suas coisas. Aproveite a ocasião para descartar objetos quebrados e antigos, doar o que não usa mais. Economize espaço.

ORGANIZANDO A MUDANÇA 

Após o momento de preparação, é hora de colocar a mão na massa:

  • Comece embalando itens menos utilizados, os do cotidiano deixe por último. Assim você evita abrir e fechar uma caixa várias vezes.
  • Para caixas que levarão objetos mais pesados, lembre de reforçar a parte de baixo.
  • Embale itens delicados com roupa de cama ou toalhas, como um abajur por exemplo, assim você terá uma proteção a mais e não precisará embalar separadamente. Apenas limpe antes o que será embalado.
  • Guarde roupas em malas de viagens, se elas também irão ser levadas para a nova moradia, nada como aproveitar o espaço, essa também é uma maneira mais limpa de transportar suas roupas, principalmente as íntimas.
  • Faça pacotes pequenos para os pregos e parafusos ao desmontar seus móveis, e grude com fita nas partes desmontadas, evitando perder as peças.
  • Enrole utensílios de cozinha, louças, itens de decoração e tudo que for mais frágil em jornais ou plástico-bolha antes de guardar.
  • Guarde tudo em sua devida sacola ou caixa identificada.

LIMPEZA DO NOVO LAR

Antes de iniciar a mudança, faça uma faxina no novo imóvel. O local estará vazio, por isso será mais fácil e rápido limpar tudo, não deixe para limpar depois que a mudança já tiver sido realizada, a sujeira terá se acumulado e será mais complicado com tantas caixas.

REALIZANDO A MUDANÇA

Chegou a hora de levar tudo para o novo lar. Priorize levar as coisas de cada cômodo por vez, carregue e descarregue no caminhão tudo ou a maioria dos itens juntos. E ao levar para o novo local, deixe já no espaço específico, evitando deixar tudo espalhado. Como as caixas já estarão identificadas, esse processo será mais prático.

  • O Ideal é começar do maior para o menor, montando os móveis, para que as caixas já possam ser esvaziadas e os itens guardados em seus devidos lugares.
  • Comece a organizar os cômodos mais utilizados: Cozinha e banheiro por exemplo. Alimentos precisam ser logo guardados, principalmente os de geladeira, com ela limpa, ligue e comece a guardar tudo.
  • Desempacote os itens mais usados primeiro. Talvez não seja possível organizar tudo em um só dia, por isso deixe o que for menos utilizado para depois.
  • Mudança é uma excelente oportunidade para mudar a decoração e reorganizar armários, já que tudo será feito do zero. Separe suas roupas por cor por exemplo, e itens por utilidade, deixe suas coisas guardadas de formas eficientes.
  • À medida que for guardando as coisas, aproveite para ir limpando, e as caixas e sacolas que forem esvaziadas, já junte para descartar devidamente.

Dicas simples irão te ajudar a realizar uma mudança com mais praticidade e evitando alguns imprevistos. Mas lembre-se que esse é um processo que necessita de calma e paciência para que tudo siga mais tranquilo. Aproveite esse momento para organizar suas coisas e tornar o novo lar ainda mais aconchegante.

Essas dicas foram úteis? Conta para gente nos comentários!

E na Imobiliária Eduardo Feitosa você encontra todo o suporte para escolher um imóvel com total segurança. Se você deseja terminar o ano de apê novo fale conosco, temos os melhores especialistas e oferecemos todo suporte necessário, garantindo segurança jurídica e burocrática para você realizar sua compra com tranquilidade.

Acompanhe-nos e fique por dentro das novidades sobre o mercado imobiliário. Confira também as melhores opções de imóveis, seja na planta, em construção ou pronto para morar. 👇

https://www.instagram.com/eduardofeitosa_/

https://www.instagram.com/plantaodacasapropria/

https://www.eduardofeitosa.com.br/

https://www.plantaominhacasaminhavida.com.br/

Aqui você encontra. 🤗🔑💚