Dicas de hábitos sustentáveis

Cinco de junho é mundialmente conhecido como o dia do meio ambiente. Vai muito além de uma data comemorativa, um dia para conscientizar cada vez mais pessoas sobre a importância de preservação do meio ambiente, afinal é o nosso lar.

Sustentabilidade são ações e atividades humanas que buscam prover necessidades do presente sem comprometer a natureza e consequentemente as gerações futuras. Através dela impactamos positivamente o meio ambiente, a sociedade e economia.

Atitudes que devem começar em casa, e a maioria são simples de se adotar, por isso separamos algumas para você começar hoje.

Economizar água – Da quantidade de água que existe no mundo, apenas 2,5% é água doce, e sabemos que é vital para vida de qualquer ser vivo. Em casa e no trabalho devemos nos atentar para economizar:

  • Se for lavar carro, quintal, regar plantas e afins; substitua a mangueira pelo balde. Também é possível juntar água da chuva ou reaproveitar água da máquina por exemplo.
  • Toma banhos mais rápidos, e lembre se fechar o chuveiro quando não estiver se enxaguando. Que tal aproveitar para escovar os dentes no banho?
  • Na hora de lavar louça a regra também se aplica.

Economizar energia – Por mais que novos meios de geração de energia estejam sendo buscadas, a maioria que é usada precisa de cuidados e manutenção. Ignora-las além de causar danos ao meio ambiente, também é danoso ao bolso, com seus altos custos. Priorizar a troca de alguns eletrodomésticos e alterações na rotina já fazem um diferencial:

  • Sabia que nos horários de pico (entre 18h e 21h) a energia é mais cara? Por isso evite usar eletrodomésticos que não sejam essenciais para o momento.
  • Evite sobrecarregar as tomadas, quanto mais aparelhos conectados, maior a sobrecarga de energia, e consequentemente, aumento da conta de luz.
  • Adote lâmpadas de LED, esse tipo de lâmpada gasta 75% menos energia, além de durar mais tempo e ter maior potencial de iluminação.
  • Que tal utilizar sensores de presença? Caso você esqueça alguma luz acesa, não precisa se preocupar.

Recicle e reduza o lixo – Reutilizar e diminuir a quantidade de lixo é importante para evitar a sobrecarga de resíduos lançados ao planeta. Um plástico por exemplo, demora cerca de 400 anos para se decompor. Sabia que uma tonelada de papel reciclável poupa cerca de 22 árvores?

  • Separe o lixo úmido do seco, se possível limpe e separe os resíduos recicláveis, facilitando o processo.
  • Reutilize embalagens, dê novas funções.
  • Opte por sacolas reutilizáveis para fazer compras.
  • Pague suas contas de forma digital, deixe para trás o costume de imprimir papéis que logo depois perdem a utilidade.
  • Diga adeus aos descartáveis, principalmente os com uso único como é o caso de canudos e afins. Uma boa forma de começar é no trabalho, opte por ter sua própria garrafa, prato e talheres.

Descarte consciente – Alguns materiais, como os químicos e alguns eletrônicos não podem ser jogados na natureza. O descarte incorreto pode contaminar o solo e o ar, o primeiro de forma irreversível, prejudicando a saúde dos seres vivos.

A maioria das cidades já possuem empresas ou pontos que recolhem e se responsabilizam pelo descarte correto. Procure o da sua cidade.

  • Não jogue pilhas no lixo comum. Caso mal descartadas elas podem contaminar o solo e até lençóis freáticos dependendo da localização. Isso inclui lâmpadas e baterias, celulares…
  • Jamais descarte óleo de cozinha na pia, o ideal é guardar em garrafas ou outros recipientes para descartar em postos de coleta. O óleo entope tubulações e atrapalha o tratamento de águas e esgotos.

Consumo consciente  – Avalie algumas de suas escolhas. Você realmente precisa de tal coisa? Você estará economizando e contribuindo para a redução de lixo.

  • Priorize produtos com menos embalagens, e use as sacolas de tecidos.
  • Adote o uso de marcas com consciência ambiental: que reciclem, que sejam veganas…
  • Compre apenas o que for necessidade
  • Utilize os materiais que possui até o fim

Atitudes sustentáveis e simples de serem adotadas. A mudança começa em cada um de nós, e nosso lar é o mesmo, devemos cuidar dele HOJE.

E aqui na Imobiliária você encontra todo o suporte para escolher um imóvel com total segurança. Temos os melhores especialistas e oferecemos todo suporte necessário, garantindo segurança jurídica e burocrática para você realizar sua compra com tranquilidade.

Acompanhe-nos e fique por dentro das novidades sobre o mercado imobiliário. Confira também as melhores opções de imóveis, seja na planta, em construção ou pronto para morar. 👇

Instagram e site da Imobiliária Eduarda Feitosa.

Instagram e site do Plantão da Casa Própria.

Aqui você encontra. 🤗🔑💚