O Bairro da Torre e sua Ponte

O Bairro da Torre

Quem nunca perguntou o porquê do nome Torre? O que algumas pessoas não sabem é que o bairro da torre surgiu no engenho de açúcar de um colono português chamado Marcos André. E que a localidade foi ocupada pelos holandeses em 1633, durante a Invasão Holandesa. Na época, existia uma capela sob invocação de Nossa Senhora do Rosário, que hoje é a famosa Igreja Matriz da Torre. A faixada ainda é a mesma, com uma bela torre destacada em apenas um dos lados e que acabou dando o nome ao engenho: Engenho da Torre.

 

IGREJA

 

O engenho se foi e a torre ficou. Outro estrutura que marcou a história do bairro da torre e que fez questão de sobreviver foi a Ponte da Torre. Em 12 de janeiro de 1978, foi anunciado que a famosa ponte seria destruída com a finalidade de evitar alagamentos no local – porque quando a barragem de Tapacurá estourou, toda a vizinhança ficou coberta pela água que transbordou do rio por conta do acúmulo de materiais na estrutura da ponte. Mas o plano foi o água abaixo: a ponte resistiu. No dia seguinte, o Diario de Pernambuco trazia em sua capa a seguinte manchete: “Ponte fica firme após implosão”.

 

PONTE1

Crédito: Diario de Pernambuco

 

O que seria um fato histórico no Brasil, acabou sendo motivo de vaias da população. “Quinhentos quilos de explosivos não foram suficientes para derrubar a Ponte da Torre. A multidão que comparecera ao local para assistir à primeira implosão no Recife, irrompeu numa grande vaia, quando, dissipada a poeira das explosões, ao meio-dia, a ponte permaneceu como estava”, informava o texto.

 

PONTE

 Crédito: Diario de Pernambuco

No dia 15 de janeiro daquele ano, a ponte sofrera uma segunda tentativa de implosão e, mais uma vez, sem sucesso. No dia seguinte, o Diario informava que a Ponte da Torre continuava de pé após a segunda tentativa. A implosão virou piada, e acabou num frevo-canção intitulado E a ponte não caiu, de Mario Griz, interpretado por Beto de Paula. A letra: Eu ri, você também/ todo mundo riu/ a bomba estourou/ mas a ponte não caiu/ o engenheiro pela TV/ anunciava a nova implosão/ E a galera na beira do rio/ mandava o japonês/ para a ponte que não caiu.

 

 

 

EMPREENDIMENTOS

Localizado no bairro da Torre, o Living Tower Andrade Bezerra tem uma localização privilegiada em um dos bairros mais valorizados da cidade. Próximo a supermercados, restaurante e colégios. Você escolhe como quer seu apê: plantas com 63 e 106 m², 2 ou 3 quartos. Todas com suíte e varanda. Área de lazer completa com mini campo, piscina, raia, salão de festas e até heliponto. Estrutura completa para você e sua família com toda a qualidade Moura Dubeux!

 

Living Tower - Fachada

 

Situada em uma das mais tradicionais ruas da Madalena, a Morada Pio IX preenche o perfil dos imóveis mais procurados pelas famílias: apartamentos de 63m² divididos em três quartos e uma suíte, além de varanda, com lazer completo: piscina, churrasqueira, sala de ginástica, playground e sauna. Aproveite os descontos do Feirão Online Zona Norte, é por tempo limitado!

 

Morada Pio IX - Fachada

 

Aproveite já as promos do Feirão Online Zona Norte Eduardo Feitosa. Corretores online até meia-noite, todos os dias! www.feiraoonlinezonanorte.com.br