Os melhores bairros para se morar em Recife

A escolha do bairro é um dos principais fatores na escolha do seu novo imóvel. O principal é juntar custo, infraestrutura e qualidade de vida, certo? Exatamente, mas você sabe quais são os melhores bairros para se morar em Recife?

Neste artigo falaremos por que Recife é uma ótima cidade para se morar e também sobre os principais e melhores bairros da capital. Confira abaixo:

Localização de Recife

Recife está localizada beirando o oceano Atlântico, o que já de fato atrai muitos turistas e apaixonados pelo mar. Além de ter belas praias, a cidade possui diversos pontos turísticos históricos e culturais muito famosos. Como o marco zero, rio Capibaribe e paço do frevo.

A cidade também possui localização perfeita para se chegar as praias mais famosas e bonitas da região, como Porto de Galinhas, Maragogi e Tamandaré.

Por que morar em Recife?

A capital pernambucana possui uma grande diversidade de bairros, para todos os tipos de bolso. Há uma grande infraestrutura em transporte público.

Além do transporte, não faltam opções de lazer para quem reside na cidade. Agradam a todos os gostos, para quem gosta de história, existem museus e prédios com arquiteturas de diferentes épocas, e pra quem gosta de festas e bares, Recife é um prato cheio.

No Recife Antigo você consegue ter os dois, além de visitar prédios históricos, em um bairro totalmente histórico, você pode se divertir em bares e restaurantes que existem no bairro.

Os melhores bairros de Recife

Recife teve ondas no crescimento imobiliário nesses últimos anos, o número de imóveis aumentou, junto a seus habitantes, e dessa maneira, o número de bairros. Veja abaixo os melhores bairros para se morar em Recife.

1. Boa Viagem (Zona Sul)

O bairro de Boa Viagem possui a praia mais famosa da cidade, a praia de Boa Viagem. Um dos cartões postais da cidade. Bairro fundado de uma vila de pescadores do século XVII. Porém, não é só a praia que torna Boa Viagem um ótimo bairro para se morar.

O grande poder comercial e turístico são os maiores destaques do bairro, além da ótima infraestrutura, onde residem lojas de moda, carros e móveis, o bairro possui o Shopping Recife, um dos maiores do Brasil.

O bairro é cortado pela Avenida Boa Viagem, de ponta a ponta. Avenida localizada na beira mar é possível caminhar pelo calçadão apreciando a beleza do local, fazendo corridas e tomar uma água de coco nos bangalôs ali presentes.

O bairro é cercado por diversos prédios, sejam eles residenciais ou empresariais de alto padrão. Ficam próximos ao aeroporto, hospitais de referência, hotéis, escolas e claro, bares e restaurantes badalados, do mais simples aos mais sofisticados.

2. Pina (Zona Sul)

Sendo praticamente uma continuidade do bairro de Boa Viagem, este bairro separa a zona sul da zona norte de Recife. Ele fica próximo ao centro da cidade e ao porto de Recife.

Os holandeses estiveram presentes neste bairro no início de sua história, onde foi construído um forte em sua ilha. Também foi construída uma ponte na década de 20, o que deu ao bairro um enorme crescimento.

Neste bairro fica localizado um dos mais modernos shoppings do Nordeste, o Shopping RioMar, onde se encontra diversas lojas de grife internacionais e até um prédio empresarial de alto padrão.

O bairro possui uma das maiores populações por metro quadrado de Recife. Há escolas, bancos e um fácil transporte, com ônibus e metrô. Pina também possui uma enorme parte cultural, com teatros e cinemas.

3. Setúbal (Zona Sul)

Este “bairro” mesmo chamado assim, não se trata de um bairro oficial, por enquanto, e sim de uma subdivisão de Boa Viagem, ficando na divisa de Recife com a cidade de Jaboatão dos Guararapes.

Essa é considerada uma região urbana nobre, que possui uma característica residencial, bem calma e arborizada. É onde se encontra o Parque Dona Lindu, que foi projetado por Oscar Niemeyer, local de lazer e atividades culturais.

4. Imbiribeira (Zona Sul)

O bairro da Imbiribeira está localizado atrás de Boa Viagem. Seu nome vem de uma árvore, chamada Imbira, planta comum na região.

Avenida Marechal Mascarenhas de Morais é a principal rua da região, sendo completamente comercial, onde se encontra diversas lojas, atacados entre outros.

A área mais charmosa da Imbiribeira fica às margens da linda Lagoa do Araçá, a única lagoa natural de Recife.

Em 1998 ela se tornou uma unidade de conservação da natureza, dessa maneira, nos seus arredores só é permitido práticas de lazer que não ameacem a fauna e flora do local.

5. Jaqueira (Zona Norte)

Vamos agora para a Zona Norte de Recife. O bairro Jaqueira é um dos que ganha maior destaque na zona norte, sendo o que possui o metro quadrado dos mais caros.

O principal atrativo está nos edifícios luxuosos no meio da natureza. As ruas são completamente arborizadas, o que permite aos moradores da região praticar exercícios físicos.

Existem ótimas escolas, mercados e comércio em geral ao redor. O maior atrativo do bairro é o parque da Jaqueira, com 70 mil metros quadrados e espaço de lazer, é o terceiro maior da cidade.

6. Casa Forte (Zona Norte)

Possui esse nome graças a uma casa grande localizada na região no período colonial, e ficou conhecida como casa forte após um conflito entre Pernambucanos e Holandeses em 1645.

É um dos bairros mais antigos da região, possui prédios de arquitetura da época, mantidos até hoje, como residenciais e comerciais.

7. Várzea e Caxangá (Zona Oeste)

A Várzea é um dos bairros mais antigos da cidade, porém possui um clima jovem nessa região, graças à Universidade Federal .

O bairro possui uma natureza presente e muita cultura, como o Instituto Ricardo Brennand, por exemplo.

O bairro de Caxangá fica logo ao lado da Várzea, às margens do Rio Capibaribe e cerca de 11 quilômetros do centro de Recife. Possui um ótimo clima graças à vegetação em abundância.

8. Região Central

Para finalizar, o centro de Recife. O centro é formado por 11 bairros, e concentra importantes edifícios, como a Assembléia Legislativa, a Câmara e o Banco do Nordeste. No centro também existe um ótimo custo benefício, com ampla infraestrutura comercial e transporte público.

Agora você já conhece fatos dos melhores bairros de Recife, é importante sempre conhecer a região, seus acessos e valores antes de escolher o bairro que deseja morar. Recife oferece de tudo um pouco. É uma ótima cidade!

Já escolheu seu bairro? Entre em contato com nossos corretores que eles estão esperando a sua ligação e preparados para tirar todas suas eventuais dúvidas!

× Como posso te ajudar?
A casa é sua!