Plantas para apartamento: Como deixar seu apartamento mais verde

Hoje em dia, tornou-se muito comum morar em apartamento, ainda mais em cidades grandes como Recife. Além da praticidade de morar em apartamento para quem tem uma vida corrida, a oferta de apartamentos é enorme. Entretanto, diferente de uma casa, não há espaço para se ter um jardim dando vida ao seu lar. Mas existe uma ótima alternativa para quem quer dar mais vida para o lugar onde mora, que são as plantas de pequeno porte. Seguindo algumas dicas, você vai conhecer mais sobre as plantas para apartamento que deixarão sua casa mais alegre.

As 5 mais famosas plantas para apartamento

Antes de mostrarmos todos cuidados que devemos ter para que as plantas estejam sempre lindas, vamos mostrar quais são as 5 melhores plantas para apartamento, todas se dão bem com ambientes internos e algumas aguentam até ar condicionado!

1. Árvore da felicidade

arvore da felicidade

Para começar vamos com a que é alegria até no nome, a árvore da felicidade possui folhas pequenas, delicadas e de tom verde-escuro. Dizem que ela traz harmonia e sorte quando está presente na casa, porém fica mais viçosa e cheia em áreas com muita iluminação. Agora saiba, ela não suporta fumaça de cigarros, ar condicionado nem muito vento constante, por isso confira bem o local onde vai mantê-la.

2. Cacto

cacto

Esse é o xodó de quem quer uma planta para apartamento mas não passa muito tempo em casa, já que não precisa de muita água para sobreviver. Em compensação quanto mais sol seu cacto pegar mais bonito ele ficará. Ele vai parar de crescer assim que chegar no limite do vaso onde foi plantado, graças a percepção de espaço que tem.

3. Peperômia

peperomias em apartamento

Uma das plantas mais ornamentais dessa lista, e também muito delicada. Suas folhas possuem formato de coração, muitas vezes em tons de verde com algumas  bordas amarelas ou brancas. Perfeita para ser colocada em jardins verticais ou vasos suspensos. Seu cultivo deve ser feito à meia-sombra e ela aguenta iluminação com luz fluorescente.

4. Suculentas

suculentas

Essa é uma planta para apartamento fácil de cuidar, possuem folhas grossas, uma característica que permite o armazenamento de água durante períodos prolongados. Bem simples de cuidar, elas te “avisam” do que necessitam, você só precisa prestar atenção nelas.

  • Se as folhas da planta ficarem murcha, aumente pouco a pouco a quantidade de água;
  • Se as folhas na base da planta começarem a apodrecer, diminua a quantidade de água;
  • Se ela começar a ficar mais fina e a perder folhas demais, significa que não está recebendo a quantidade ideal de luz. O certo é dar para ela pelo menos quatro horas diárias de sol por dia para que elas sobrevivam saudáveis.

5. Orquídea

orquídeas em apartamento

Por último mas não menos importante, a orquídea, a planta para apartamento mais comum de todas. Quem nunca comprou ou ganhou de presente um vaso desta planta? Número um em apartamentos, ela não dá trabalho. A mais comum das orquídeas é a espécie Falenópsis, cujas flores são arredondadas e suas cores variam entre o branco, o rosa, o amarelo e a púrpura (ou roxo).

Como é muito delicada, é melhor colocar sua haste junto a um tutor, que nada mais é que um apoio para elas. E também vale muito a pena trocar os vasos de plástico pelos feitos de barro, já que são porosos e drenam melhor a água. Tem que ser cultivada à meia-sombra, recebendo alguma iluminação indireta. Preste bem atenção na cor das folhas: se estiver escura, troque a orquídea de lugar para um menos iluminado.

Cuidados com as plantas para apartamento

Alguns cuidados básicos com suas plantas são necessários. Você já percebeu que cada planta tem um tipo de cuidado diferente, todas precisam de um local mais específico para estarem. Abaixo algumas dicas básicas para suas plantas terem vida longa.

  1. Não faça de qualquer jeito. Plantas são seres vivos e precisam de cuidados para viverem bem;
  2. Repare sempre em alterações bruscas na cor da folhagem, ela sempre quer indicar que algo não está bem;
  3. Elas necessitam fazer a fotossíntese, coloque-as estrategicamente observando o Sol e onde ele ilumina seu apartamento, algumas precisam de mais sol que outras, pense nisso;
  4. Água em excesso nunca faz bem, coloque água somente quando a terra estiver mais seca (varia de planta para planta);
  5. Muito vento e maresia prejudicam as plantas. Experimente colocá-las atrás de vidros.

Agora que você já sabe tudo que as plantas para apartamento, você pode deixar sua casa muito mais alegre.

Aproveite e confira nosso artigo sobre a importância de um projeto de iluminação em sua casa. clique aqui.

Um comentário sobre “Plantas para apartamento: Como deixar seu apartamento mais verde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

doze − cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.