Todo o charme do Bairro Espinheiro

Bairro combina casas históricas, muitas árvores e diversos serviços

Por Thais Queiroz

O bairro Espinheiro

Nada como o tempo para transformar as paisagens do nosso Recife. Quem diria que um pequena localidade chamada Matinha, cortada por um Beco do Espinheiro, fosse se transformar em um dos bairros mais tradicionais da Zona Norte?

bairro espinheiro vista aerea

O Bairro Espinheiro é conhecido por ser residencial e, ao mesmo tempo, recheado de serviços. Quem mora aqui pode fazer de tudo a pé. A região faz fronteira com a Encruzilhada, Aflitos, Santo Amaro e Graças. É feito para ser apreciado durante um passeio à pé. Não é raro encontrar uma rua escondida entre os oitizeiros, repleta de casinhas charmosas, retrato de um passado não muito distante.

bairro espinheiro paroquia coracao eucaristico       Paróquia do Coração Eucarístico de Jesus

A Rua da Hora é o cartão de visitas do bairro Espinheiro. Com 150 anos de história, ela foi assim batizada em homenagem ao médico Pedro da Hora Santiago, que pediu para rebocar sua casa na proximidades do Beco do Espinheiro e emprestou seu nome para o então recém-criado logradouro. Confira um antes e depois da região (fonte: wricidades.org).

GASTRONOMIA

É só andar pelas ruas do bairro Espinheiro que logo se nota a grande quantidade de bares e restaurantes instalados nas ruas. O melhor é que são opções que atendem a diversos gostos, vontades e bolsos. Os espaços vão desde os barzinhos tradicionais, ao estilo boteco, com suas mesas e cadeiras na calçada; até ambientes mais arrojados, com decorações sofisticadas. A primeira opção é ideal para happy hours e finais de noite com amigos; a segunda, para ocasiões mais especiais. Trata-se, sem dúvida, de um pólo gastronômico firmado naquele bairro.

Entre as casas mais tradicionais da região estão o Zen, um dos primeiros rodízios japoneses a chegar por lá…

E o Empório Sertanejo, o “after-night” mais famoso do Recife, que fica aberto até às 7 da manhã.

bairro espinheiro imobiliaria eduardo feitosa

Foto: Por Aqui News

MUDANÇAS À VISTA

Recife planeja uma nova transformação na via. A capital pernambucana, parte da Rede Nacional para a Mobilidade de Baixo Carbono, a elegeu para um projeto piloto de rua completa. Coordenada pelo WRI Brasil Cidades Sustentáveis, em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS), a rede tem o objetivo de promover a redução de emissões de gases do efeito estufa nas cidades a partir de boas práticas de desenho urbano e da promoção do transporte ativo.

O projeto piloto deve transformar a Rua da Hora para favorecer modos de transporte não poluentes e garantir um ambiente seguro a todos os usuários (pedestres, ciclistas, usuários do transporte coletivo e motoristas). Atualmente, as calçadas estreitas tornam a passagem de pedestres, principalmente cadeirantes, mais difícil.

QUER MORAR AQUI?

A Imobiliária Eduardo Feitosa está com uma promoção imperdível para o Vie Vert Studio Prime (foto), da Carrilho. O residencial fica no coração do bairro Espinheiro e oferece seis opções de planta. Clique agora e baixe o ebook exclusivo!

bairro espinheiro VIE VERT

Fontes:

http://wricidades.org/noticia/ruas-completas-recife-quer-dar-nova-cara-a-rua-da-hora
http://doaltodoespinheiro.blogspot.com.br/2008/11/gastonomia-ponto-forte-do-espinheiro.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro + 14 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.